Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CLUBE AMADOR DE MIRANDELA - CAMIR

Fundado a 7-7-1982. Atletismo, xadrez, hóquei, beach tennis, montanhismo e BTT são as modalidades praticadas actualmente no clube. Tem no seu historial 22 títulos de campeão nacional e 12 atletas internacionais, totalizando 72 internacionalizações.

Fundado a 7-7-1982. Atletismo, xadrez, hóquei, beach tennis, montanhismo e BTT são as modalidades praticadas actualmente no clube. Tem no seu historial 22 títulos de campeão nacional e 12 atletas internacionais, totalizando 72 internacionalizações.

CLUBE AMADOR DE MIRANDELA - CAMIR

02
Jan08

O ANO DE 2006

evpa

XADREZ

- O mestre ucraniano Roman Chemeris, que foi professor e treinador de xadrez, 17 anos na União Soviética, na actual Ucrânia, liderando a selecção de Jovens da Ucrânia, uma das maiores potências mundiais no xadrez, é desde o dia 1 de Setembro de 2006, treinador do nosso clube, com treinos diários, de 2ª a 6ª feira, das 17 às 20 horas, na Sala de Xadrez do INATEL.

-No Campeonatos de Portugal de jovens em partidas semi-rápidas, no Barreiro, 2 títulos de vice-campeã nacional de jovens femininos por Ana Rita Areosa, em sub 8, e Ana Catarina Libório, em sub 16 e ainda um 3º lugar por Agna Gabriel.

-No campeonato de Portugal de Partidas Rápidas, em Gaia, Ana Catarina Libório foi 1ª feminina e 1º sub 18 e Rafael Teixeira 1º sub 14.

-Nos nacionais de Jovens em partidas clássicas, em Portimão, os mirandelenses falharam o pódio por uma unha negra, 2 quartos lugares, em femininos para Agna Gabriel, em sub 14 e Ana Rita Areosa, em sub 8; dois quintos lugares por Catarina Libório, em femininos, sub 16 e Rafael Teixeira, em sub 14, absolutos; um nono por David Martins e um 12º por Miguel Martins, ambos em sub 10 foram as principais classificações dos jogadores mirandelenses.

-Na série A da 3ª divisão nacional, o Clube Amador obteve a 5ª posição final, mantendo-se no mesmo escalão. Na Taça de Portugal, foi eliminado pela Academia de Xadrez de Gaia, que viria a conquistar o troféu.

-As já tradicionais Noites Quentes do Xadrez que decorrem todas as noites, durante o mês de Julho, no Parque do Império, das 21 às 24 horas, aberto a toda a população, com lotação para 40 jogadores. A adesão a esta iniciativa, inédita no nosso país, é como sempre elevada, sendo sempre uma boa oportunidade para a captação de novos valores para a modalidade.

-Organização, em Mirandela, de 3 torneios: o 2º Open Gigante, de partidas semi-rápidas, no dia 25 de Abril, na Zona Verde, frente ao Restaurante Flor de Sal; o 5º Open das Noites Quentes, a 31 de Julho, de partidas rápidas, no recinto do Santuário de Nª. Sª. Amparo e 3º Open Jardim das Oliveiras, de partidas semi-rápidas, a 15 de Outubro, no Auditório Municipal.

-Organização em Mirandela, em colaboração com a Associação de Xadrez de Bragança, dos Campeonatos Distritais de Jovens, do Distrital Absoluto e Feminino, Distrital de Semi-Rápidas e Distrital de Rápidas.

-Obtenção de vitórias em vários torneios pelos nossos jogadores, por exemplo:

Torneio de Barcelos, Ana Rita Areosa, em sub 8 e Ana Catarina Libório em femininos conquistam 1º lugar;

13º Torneio de S. Mateus de Viseu: Miguel Martins (sub 10) e Adriano Morais (sub 14) no 1º lugar;

Torneio da Amizade de Santo Tirso, Rui Amendoeira vencedor absoluto e Miguel Martins 1º em sub 10;

1º Torneio de Vila Real, 4 vitórias para Mirandela: Catarina Libório 1ª feminina e 1ª em sub 16, Agna Gabriel 1ª em sub 14 e Ana Rita Areosa 1ª em Sub 8;

2º Torneio de Clássicas de S. J. da Madeira, Roman Chemeris do CAMIR vencedor absoluto, Ana Catarina Libório 1ª feminina;

3º Torneio Internacional de Guimarães, Catarina Libório 1º lugar feminino, Rafael Teixeira 1º lugar entre os jogadores de 1200 a 1400 pontos de Elo e Paulo Afonso 1º lugar entre os jogadores de 1400 a 1600 pontos de Elo;

1º Torneio de Outono do Porto com domínio do Clube Amador de Mirandela, 1ª Equipa e Roman Chemeris vencedor absoluto. Outras vitórias: sub 8: Sónia Pinto, sub 10: David Martins, sub 18 e femininos: Catarina Libório;

I Torneio «Natal Conde de S. Bento», Santo Tirso, Rafael Teixeira em sub 14 e David Martins em sub 10 vencedores.

 

ATLETISMO

-Hilário Ramos com um novo guia, de nome Telmo Morais, um dos melhores atletas mirandelenses de meio-fundo, nos nacionais realizados em Seia, a 24 e 25 de Junho de 2006 alcançam um extraordinário feito: dois títulos de campeão nacional. No sábado dia 24 de Junho, Hilário venceu os 1500 metros e no dia seguinte nova vitória agora nos 10 000 metros.

 -O Clube Amador de Mirandela é vice-campeão nacional de Marcha Atlética, no escalão de infantis femininos com a seguinte constituição: Maria João Gonçalves, Jessica Freitas, Fátima Afonso, Inês Gonçalves e Cátia Pinto. O Campeonato de Portugal realizou-se em Viana do Castelo, na tarde chuvosa de 4 de Março de 2006.

- Clube Amador de Mirandela começa da melhor maneira ano de 2006, ao sagrar-se campeão colectivo da Zona Norte do Salto em altura em Sala, revalidando o título conquistado em 2005. Nesta mesma competição, individualmente, Sara Carvalho, em juvenis e Dolores Palay, em infantis sagram-se campeãs do Norte, enquanto Vanessa Ladeira e André Ramos, ambos em iniciados, são vice-campeões. Pelo 3º ano consecutivo que o título de campeão do Norte do Salto em Altura, em Sala, vem para Mirandela. Em 2004 venceu o Sport Clube de Mirandela e em 2005 e 2006 triunfou o Clube Amador. Foi a 8ª vitória colectiva da Zona Norte da história do atletismo mirandelense.

-No Triatlo Técnico Jovem do Norte, o Clube Amador de Mirandela é vice-campeão. O atletismo de Mirandela, que em 2004 e 2005, foi vice-campeão de Portugal e campeão do Norte, não conseguiu desta vez triunfar colectivamente no Triatlo Técnico Jovem do Norte, prova para os escalões de infantis, iniciados e juvenis de ambos os sexos, perdendo para o Lavra numa competição renhidamente disputada entre os 2 clubes. Individualmente, destaque para Dolores Palay 2ª em infantis e Vanessa Ladeira 3ª em iniciadas, que atingiram o pódio.

-No Nacional do Olímpico Jovem, na Covilhã, André Ramos foi 7º nos 100 metros barreiras e 8º no Comprimento e Marta Batista 8ª nos 3000 metros marcha foram os melhores mirandelenses.

-No Nacional do Atleta Completo, André Ramos foi 8º lugar, em Almada.

-No Nacional do Triatlo Técnico, em Braga, Dolores Palay, foi a melhor entre os mirandelenses, no 8º lugar.

-Nas provas de estrada, onde participam os atletas mais velhos, destaque para António Ferreira 2º veterano na Meia Maratona de Zamora e Marcelino Martins, o mais rápido mirandelense na 5ª Meia-Maratona de Mirandela.

-Organização, em Mirandela, da 5ª Meia-Maratona Rota do Azeite de Trás-os-Montes e da 3ª Mini-Maratona no último domingo de Outubro e do 2º Torneio de Salto em Altura na noite de 30 de Julho, no Parque do Império.

-Para os mais jovens houve treinos diários de 2ª a 6ª feira, num dos pavilhões da Reginorde, entre as 18,15 e as 19,30 horas, com o Professor Ricardo Pimentel.
-O Clube Amador tem um protocolo com o Ginásio Plena Forma, de forma a utilizar o ginásiopara treinos de musculação por parte dos atletas a partir da idade de juvenil.

 

HÓQUEI

-Na variante de hóquei de Sala, o Clube Amador competiu no Regional e no Nacional com as seguintes equipas: iniciados masculinos, iniciados femininos, juvenis masculinos e seniores femininos. Foi campeão regional em iniciados femininos. Nos nacionais obteve as seguintes classificações: 3º em iniciados femininos, no Barreiro; 6º em juvenis masculinos, em Perosinho, Vila Nova de Gaia; 8º em iniciados masculinos, no Barreiro e 7º em seniores femininos, em Mirandela.

-Na variante de Campo competiu nos regionais com as mesmas equipas, sendo campeão regional de iniciados femininos.

-Nelma Dias e Tatiana Silva integraram vários estágios da selecção nacional feminina de sub 21.

-Os treinos de hóquei de Sala efectuaram-se no INATEL e na Reginorde, ministrados pelo professor José Manuel Martins, pela Professora Cláudia Horta Ramos e pelo Senhor Luís Belinha Couto, praticante durante vários anos no União de Lamas.

-Os treinos de hóquei em Campo foram no sintético do Centro Juvenil Salesiano.

 

BEACH TENNIS

-Disputou-se, em Mirandela, a 9ª das 10 etapas do Circuito Nacional de Beach Tennis. Realizaram-se torneios para federados e não federados, onde alguns elementos do CAMIR deram os primeiros passos na prática desta novel modalidade. A prova inicialmente marcada para a Nova Zona Verde teve que ser transferida para o ginásio da Escola Secundária, devido ao mau tempo.

-O Clube Amador acolheu desde essa altura esta modalidade, com os treinos a realizarem-se na época de Inverno no Pavilhão da Reginorde à 3ª feira, das 19,30 às 20,30 horas e ao sábado no Pavilhão do INATEL, das 10 às 11 horas, sendo treinadora a Dr.ª. Maria Gouveia.

 

 

ESCALADA/MONTANHISMO

-Outra nova secção do clube, surgida em 2006.

-O clube fez parte da organização do Encontro Nacional de Montanhismo, que decorreu no final de Maio, na Serra dos Passos.

-Organização da 2ª Caminhada, incluída na Meia-Maratona de Mirandela, entre Mirandela e o Cachão.

-Organização dum dia para jovens integrada no Verão Desportivo 2006, de que constou de manhã uma caminhada dos Passos até ao cimo da Serra e à tarde escalada na Serra dos Passos.

-Liderou a secção o Sr. José Alberto, antigo presidente da Federação Portuguesa de Montanhismo.

 

FÉRIAS DESPORTIVAS

-Durante o período de férias escolares, organização de férias desportivas que ocorrem todos os dias na parte da manhã e na parte da tarde, com variadas actividades: como pintura, dança, karaoke, cinema, etc. Tivemos a Páscoa Desportiva; o Verão Desportivo, que ocorreu no mês de Julho e o Natal Desportivo. Os participantes que não pertenciam ao clube pagavam uma taxa simbólica.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D