ÉPOCA 2007/08 JÁ COM CAMPEÕES NACIONAIS
XADREZ
Nacional de Jovens semi-rápidas 2007/2008
Clube Amador de Mirandela conquista 2 títulos nacionais: David Martins, em sub 12 absolutos e Agna Gabriel, em sub 16 femininos; 2 títulos de vice-campeão: Guilherme Martins, em sub 10 absolutos e Cristina Martins, em sub 8 femininos e ainda mais 2 lugares no pódio com os terceiros lugares de Sónia Pinto, em sub 10 femininos e de Ana Rita Pinto, em sub 12 femininos
Pela 2ª época consecutiva, a Federação Portuguesa de Xadrez escolheu a cidade de Mirandela, para a realização do Campeonato Nacional de Jovens em partidas semi-rápidas. Foi realizado no sábado, dia 10 de Novembro de 2007, na Escola Secundária de Mirandela. Estavam em disputa 14 títulos de campeão nacional, 7 absolutos e 7 femininos nos escalões de sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 20. Foram disputadas 7 jornadas, no ritmo de 20 minutos para cada jogador. Participaram 165 jogadores.
O Clube Amador de Mirandela que tem como treinador, desde Setembro de 2006, o ucraniano Roman Chemeris, ex-treinador nacional de jovens da Ucrânia, foi juntamente com o Dias Ferreira de Matosinhos o grande dominador destes campeonatos. Apenas o CAMIR e o Dias Ferreira alcançaram 2 títulos de campeão nacional, tendo ambos os clubes obtido 6 lugares de pódio. O 3º clube foi o S. Cosme de Famalicão com 1 título e 3 lugares no pódio.
Foi na época passada que apareceram os primeiros títulos nacionais no xadrez do CAMIR, por intermédio de Sónia Pinto, em sub 8 femininos; David Martins, sub 10 absolutos e Ana Libório, sub 18 femininos. Assim, os títulos nacionais no xadrez passaram a 5, com o internacional David Martins a bisar.
Para o CAMIR somando as vitórias no atletismo, no hóquei em campo e no xadrez foram 10 os títulos nacionais conquistados no ano de 2007.
Passando em revista a actuação dos jogadores do CAMIR, temos nos sub 8, o 4º lugar absoluto de Tomás Martins e o 2º lugar feminino de Cristina Martins. Como ambos na próxima época continuam no mesmo escalão, perspectivam-se vitórias futuras.
Nos sub 10, Guilherme Martins terminou empatado em 1º lugar com um jogador de Guimarães, tendo que se recorrer a um match de desempate para atribuição do título, que foi desfavorável ao mirandelense que assim foi relegado para a 2ª posição. Em femininos, Sónia Pinto, a campeã de sub 8 da época passada, foi 3ª classificada com os mesmos pontos da 2ª e a meio ponto da 1ª. Alexandre Jerónimo foi 16º.
Em sub 12, David Martins dominou a competição, cedendo unicamente 1 empate, vencendo os restantes 6 jogos. Depois de ganhar na época passada os sub 10, David vence agora os sub 12, com boas indicações para na próxima época, ainda como sub 12 repetir a dose. Ana Rita Pinto, também no 1º ano de sub 12 foi 3ª classificada a apenas meio ponto da vencedora. O colega de equipa, Miguel Martins, na época passada vice-campeão nos sub 10, desta feita não esteve tão bem finalizando na 16ª posição. Aires Alves foi 24º, André Timóteo 30º e José Mesquita 31º.
Em sub 16, Agna Gabriel depois de ser vice-campeã nacional em femininos, na época passada conseguiu desta feita o título nacional. Rafael Teixeira foi 5º absoluto a 1 ponto do 1º classificado.
A organização teve a cargo da Federação Portuguesa de Xadrez e da Associação de Xadrez de Bragança, com sede em Mirandela, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, Junta de Freguesia, Escola Secundária, Clube Amador e delegação de Bragança do INATEL.